Investidor institucional terá plataforma da B3 Digitas: A 'menina dos olhos' do mercado cr

广告位火热招租中
```html

Conforme avança a regulação do mercado de criptomoedas ao redor do mundo, também cresce a possibilidade de uma ampliação do perfil do investidor nesse segmento, inicialmente caracterizado pela pessoa física, seja do varejo, sejam profissionais ou qualificados.

Oportunidades para Investidores Institucionais

O lançamento dos ETFs com exposição direta ao bitcoin no mercado norte-americano desencadeou uma demanda reprimida, resultando em uma entrada de US$ 60 bilhões de novo capital nesse mercado, vindo de investidores institucionais como bancos, fundos de investimentos e corretoras.

Regulação Brasileira e Expansão do Mercado

No Brasil, a Resolução 175 da CVM, em vigor desde outubro do ano passado, passou a permitir aos fundos multimercados brasileiros a compra de criptomoedas em exchanges reguladas, sem a necessidade de aplicação indireta por meio de veículos no exterior, como ETFs.

Bolsa de Valores do Brasil
Bolsa de Valores do Brasil

É nesse cenário que a B3 Digitas, pertencente ao grupo B3 (a bolsa brasileira), se prepara para lançar uma exchange institucional, juntando-se às plataformas da Mynt, BTG Pactual e Mercado Bitcoin.

Preparação para a Demanda Institucional

“A demanda do investidor institucional está esperando pela regulamentação. Haverá um desbloqueio de valor quando houver mais certeza regulatória”, afirma Jochen Mielke de Lima, presidente da B3 Digitas.

Batizada em 2022 como B3 Digital Assets Serviços Digitais, a empresa teve suas atividades autorizadas pela CVM em junho do mesmo ano, com o objetivo de ser uma referência no fornecimento de infraestrutura tecnológica para o crescente ecossistema cripto.

Ativos Digitais
Ativos Digitais

Atualmente, o portfólio conta com os serviços Digitas Hub e Plataforma Digitas. Para este ano, além do desenvolvimento de uma exchange institucional, a empresa planeja oferecer um serviço de custódia de criptoativos.

Expansão do Serviço e da Oferta

“2023 foi um ano em que começamos a nos posicionar como fornecedor de serviços, soluções e infraestrutura, em um modelo B2B, para ativos digitais”, afirma Mielke, enfatizando que “o cliente sempre será uma instituição”.

O impacto da B3 Digitas no varejo é permitir que instituições financeiras ofereçam serviços cripto para seus clientes pessoa física, através do Digitas Hub.

Serviços Financeiros
Serviços Financeiros

Desde o lançamento da plataforma do Inter, apenas o bitcoin registrou um aumento de 130% em seu valor.

A Plataforma Digitas é voltada para interessados em tokenização de ativos, fornecendo infraestrutura para o processo e um ambiente de negociação.

Futuro da B3 Digitas e Regulação

A exchange institucional que a B3 Digitas está construindo segue o conceito de infraestrutura tecnológica e de negócios que a própria B3 já oferece ao mercado de ações, mas com a tecnologia característica do mercado cripto, baseada em blockchain.

“Investidores como fundos, distribuidores, entre outros agentes institucionais terão um ambiente de negócios para negociar ativos digitais”, explica Mielke.

Custódia e Regulação

A B3 Digitas está desenvolvendo um serviço de custódia de ativos digitais, em conformidade com o processo de regulamentação dos prestadores de serviços virtuais pelo Banco Central.

“Estamos estabelecendo as bases tecnológicas para a prestação desse serviço e acompanhando de perto os avanços regulatórios”, afirma Mielke.

A regulação definirá os papéis, direitos e deveres dos participantes do mercado, incluindo os custodiantes.

“A custódia de criptoativos é um dos negócios mais complexos do segmento”, destaca Mielke.

Segurança Cibernética
Segurança Cibernética

É fundamental ter um sistema robusto que garanta a segurança dos dados, destacando a importância da segurança cibernética.

Mielke reforça o compromisso com a governança e a segurança de informações na B3 Digitas.


Por /Laelya Longo


广告位火热招租中